segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ESTÓRIAS QUE ENTRAM PARA A HISTÓRIA...

Estórias que entram para a História...

Você já percebeu como algumas estórias bem elaboradas e contadas repetidas vezes tornam-se historias na boca de muitos desavisados? 

Assim; bons ou maus, heróis ou vilões surgem de acordo com a óptica da narrativa; ou seja: de acordo com a ênfase dada por quem criou a “estória”. 
Imagem: http://www.misterfestas.com.br/nariz-pinoquio

Toda história é engrandecedora mas nem toda estoria tem um final feliz. Por mais repugnante que seja a historia, ela permite à humanidade entender os fatos para não mais repeti-los. Ou então; quando prodigiosas, permite a humanidade lançar luz para o futuro.


Quanto às estórias? Ahh.. como era bom quando elas eram apenas "da carochinha"... 

Neste texto, não tenho a intensão de defender esta ou aquela ideologia. Apenas juntei os fatos e adicionei uma pitada de... ...bom: o sabor você descobrirá no decorrer do texto.


Boa leitura...


A origem...

Imagem: http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/drama-destaca-relacoes-familiares-
c2obrh9pq794a2tkl6vy3ta32
De familia humilde, nosso personagem teve uma infância difícil e cheia de privações.

Filho de pai disciplinador e por vezes severo, a convivência de ambos nem sempre era das mais agradáveis. Embora o respeito de filhos para com os pais fosse algo absoluto e quase dogmático, sobretudo na sua região de origem, o antagonismo ao seu pai se asseverou com o passar dos anos. 

Seus ideais sociais, artísticos e políticos não eram vistos com bons olhos pelo patriarca da família, mas mesmo coibido, em sua mente fervilhavam os ideais e não haveria força que o demoveria dos seus objetivos. 

Imagem: http://www.stylepark.com/en/news/frankfurt-high-rises-br1980-to-
1990/355301     Foto: Klaus Meier-Ude
A sua origem extremamente humilde e a distancia do centro político e econômico o forçaram a migrar para uma região de maior pujança política e econômica. Seus ideais não poderiam ficar relegados àqueles rincões; suas idéias precisavam da atmosfera da metrópole, das multidões para ganhar fôlego.

Partiu impulsionado pelos seus ideais e pelo fervoroso antagonismo ao pai. Aliado a isso e equilibrado sua balança emocional seguia sua devoção e amor por sua genitora.


Sorte e revez... 

Imagem: http://www.comshalom.org/papa-francisco-abre-dormitorio-
para-os-sem-teto-de-roma/
Sua chegada ao grande centro foi marcada por sofrimentos e decepções. Chegou a morar nas ruas, pernoitar em abrigos e por diversas oportunidades dependeu da ajuda e caridade de terceiros para as sua subsistência.

Tentou a admissão na escola e fora reprovado nos antigos exames; teve assim atrasados os seus anseios de emprego formal na cidade grande.  A sorte e o destino foram implacáveis com nosso personagem. Não bastasse a primeira reprovação, tivera também negado por duas vezes o seu ingresso na escola de ofício que intencionava para sua vida. 

Jovem, carente e sem emprego fixo ele esteve à beira da marginalidade; porém jamais se entregou ao desanimo e sua determinação permitiu sobreviver de pequenos “bicos” até que conseguisse uma atividade remunerada permanente.


O labor e o acidente...

Imagem: Filme “Tempos Modernos”
Passados anos em atividade laboral, exposto à insalubridade da atividade e com rendimentos que não lhe davam grande destaque; se dedicou exemplarmente ao exercício da sua função e teve seus méritos reconhecidos por duas vezes. Entretanto; devido a discriminação por sua origem e a um acidente laboral sofrido, percebeu que seria impedido de acender a posições de maior destaque na função e isto o levou a posteriormente se afastar do front e buscar outras maneiras de auxiliar o seu povo.


Prisão e perseguição...


Imagem: http://www.portaldepaulinia.com.br/destaques/noticias-
em-destaque/19699
Dado ao seu ativismo político, foi perseguido, preso e ameaçado. Mas graças a uma de suas passagens pela prisão, pode formatar seu plano político e sua ousada estratégia de ascensão ao poder.

Passados anos em atividade laboral, exposto à insalubridade da atividade e com rendimentos que não lhe davam grande destaque; se dedicou exemplarmente ao exercício da sua função e teve seus méritos reconhecidos por duas vezes. Entretanto; devido a discriminação por sua origem e a um acidente laboral sofrido, percebeu que seria impedido de acender a posições de maior destaque na função e isto o levou a posteriormente se afastar do front e buscar outras maneiras de auxiliar o seu povo. 

Tendo assumido a liderança do partido, participou e foi derrotado em mais de uma oportunidade pela disputa pelo poder da nação. Em outra oportunidade, foi personagem ativo na retirada do líder máximo do poder.

A bandeira e o símbolo do seu partido ganharam notoriedade, tornavam-se conhecidos e significavam uma proposta renovadora, uma antítese aos sociais democratas, no poder até sua ascensão.


O partido...


Imagem: Filme “Tempos Modernos”
Patriota abnegado, integrou um partido trabalhista nacionalista com ascendência socialista cuja a sigla seria simbolo de um ideal. Sua experiência laboral e trajetória de vida forjaram os seus ideais, que  influenciado por teorias de “pensadores” que conheceu no partido, consolidou um audacioso plano de retomada do estado, das mãos dos então chamados: "agentes opressores”, removendo privilégios e distribuindo trabalho e riquezas para o “verdadeiro povo”.

Dada sua forte personalidade e indiscutível oratória, em pouco tempo se tornou líder do partido cuja sigla, cores e símbolo tomaram-se as marcas do seu país durante seu governo. Conseguiu transformar seu partido em uma poderosa máquina de votos; um fenômeno lapidado por suas próprias mãos. Aliados e opositores reconheciam seu poder de persuasão e mobilização de grandes massas. Habilidade esta que crescia de forma assustadora; encantando, controlando e até manipulando multidões. Com habilidade, criou e patrocinou um grupo de influenciadores que com uma "pseudo-neutralidade" defendiam e fomentavam os ideais do partido e do seu governo junto da população.


Algumas semelhança entre personagens?

Imagen: http://amazingonlinemagazine.com/faces-of-the-wild-i-fight-animal-captivity-with-my-portraits/
Embora empreendesse para o desenvolvimento da sua nação e defesa do seu povo, seu governo ficou marcado pelas atrocidades cometidas. Embriagou-se com o poder e se cercou de sicários que corroboraram para sua passagem pelo poder ficar marcada negativamente na história. Entretanto; ele também teve conquistas que merecem ser destacadas e nos remete a uma séria reflexão sobre a semelhança entre este e um outro personagem, que como este foi idolatrado cegamente pelos que o escolheram. 

Em um breve resumo, podemos dizer que nosso personagem...:

§  Foi de origem humilde ei obrigado a migrar ainda jovem para a metrópole;
§  Sofreu um acidente que o tirou da atividade laboral na qual militava;
§  Foi baluarte para ascensão do partido trabalhista do seu país;
§  Foi derrotado nas eleições para a liderança política do seu país;
§  Levou seu partido de insignificantes 3% de votos para mais de 40% dos votos na eleição subsequente;
§  Depois de sucessivas tentativas frustradas de assumir o poder do seu país, foi aprovado para o cargo;
§  Em um determinado “março” teve sua política aprovada por inacreditáveis 90% do eleitorado;
§  Teve seu nome indicado ao “Premio Nobel da Paz” por E.G.C. Brandt;
§  Implementou um dos maiores programas sociais da História do seu país;
§  Patrocinou grandes obras viárias em todo o país;
§  Apoiou contundentemente a indústria automobilística do seu país;
§  Muitos dizem ser canhoto, mas outros defendem que tratar-se de ambidestria;
§  Era criptorquida;
§  Mudou parte de seu nome por conveniência política.



As histórias se confundem???

Imagem: http://homoliteratus.com/literatura-e-o-discurso-politicamente-correto/
Pense, reflita e identifique as diferenças e semelhanças entre o "seu personagem imaginado" e o que aqui relato. Seria coincidência ou somente o espelho de uma tragédia anunciada? Devemos entender que a história mostra que a sedução do poder embriaga os homens "bem intencionados" tal como o sangue seduz o lobo que persegue a ovelha ferida. O poder transforma tenazes combatentes em implacáveis ditadores

Já observou que algumas correntes usam a mesma metodologia do nosso personagem para nos fazer acreditar em "estórias" criadas para eternização no poder? Já parou para observar o esforço para apagar a nossa "história" e impor a sua "estória"? Por qual motivo querem esconder nossa história? Qual o final dessa estória que estão tentando nos contar?

Não se permita acreditar em somente uma fonte; sobretudo se ela tem interesses envolvidos. Pesquise, busque em livros e arquivos históricos; investigue as tendências dos autores, compare datas e números. Não se permita tomar "estórias" como "histórias". 

Marcus Rezende


Algumas das fontes consultadas 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e críticas são sempre bem vindos